Renato Amisy homenageia os 70 Anos da Festa do Peão com exposições no Barretos Park Hotel

Pelo terceiro ano consecutivo, o único hotel localizado anexo ao Parque do Peão, Barretos Park Hotel, está sendo palco da exposição das obras do artista plástico Renato Amisy. As pinturas podem ser apreciadas no Hall da recepção do hotel, onde estão expostas durante a 70ª Festa do Peão de Barretos, tema central de suas telas a óleo.

Natural de Barretos (SP), Amisy estava recentemente na França, onde realizou a doação de quase 100 obras ao Instituto de Treinamento em Cirurgias Minimamente Invasivas (IRCAD), de Estrasburgo, referência mundial em medicina robótica e também reconhecido como espaço de valorização das artes. As obras doadas foram produzidas durante quatro anos das Festas Consulares em Lyon, evento que reúne diversos países representados por consulados, com pavilhões dedicados à apresentação de suas culturas.

Seu retorno a Barretos, em junho de 2025, teve como principal objetivo a produção de telas em homenagem aos 70 anos da Festa do Peão, evento pelo qual o pintor Amisy tem grande apreço e que costuma divulgar internacionalmente em suas entrevistas. O Barretos Park Hotel, inclusive, abriga um acervo com mais de 90 obras do artista, que retratam rodeios, cantores e embaixadores da festividade.

Ao voltar para o Brasil, Amisy recebeu a sugestão de produzir obras sustentáveis, utilizando materiais que seriam descartados. Próximo ao seu ateliê em Barretos, o artista encontrou pedaços de espelhos jogados no lixo e, por meio de sua técnica de relevo, os transformou nas telas Horse I, Horse II, Horse III e Horse IV, todas com a temática de rodeio

“Um espelho, sendo feito de vidro, pode levar até 1 milhão de anos para se decompor na natureza. Já agregados às telas, em obras de artes, elas podem durar mais de um milhão de anos. Afinal, as obras de artes permitem que ultrapassemos os limites de tempo e espaço. E a natureza agradece”, declara o artista plástico.

Segundo Renato, a Festa do Peão de Barretos faz parte de sua história há décadas e desde que fez a primeira tela com a temática não parou mais.

Deixe um comentário